As mudanças no mundo sempre ocorreram a partir de projetos – corporativos, pessoais, públicos ou privados. No mundo dos negócios, o valor atribuído às organizações passou a considerar como ela trata o meio ambiente e as pessoas, sem ignorar o lucro. E o gerenciamento sustentável de projetos mostra como aspectos ambientais, sociais e econômicos podem ser integrados.
Além das evidentes dificuldades com as quais lidamos diariamente está o fato de que muitos dos atuais gestores de empresas e pais de família são pessoas das gerações Millenium e Z. São adultos e jovens que vão viver mais tempo neste mundo já tão degradado. Para melhorar suas vidas, precisam aumentar os impactos sociais e ambientais positivos e minimizar os negativos nos projetos, tanto nos negócios como no âmbito pessoal.
Desafio? Nada!
O gerenciamento sustentável de projetos proporciona grandes oportunidades!
1 Aumento de market share
Projetos de produtos e serviços mais sustentáveis atendem ao público de jovens adultos que já consultam listas negras para nortear suas escolhas.
2 Maior participação em mercados globais
Países mais sustentáveis, como os da União Europeia por exemplo, determinam regras sustentáveis para importação de produtos e serviços. O gerenciamento sustentável de projetos das empresas que participam destes mercados precisa estar em conformidade com estas regras ou serão limitados em suas exportações.
3 Aumento do engajamento de colaboradores
Os envolvidos em gerenciamento sustentável de projetos sabem que estão contribuindo para a melhoria do mundo em geral. Isto os afeta positivamente, torna os ambientes dos projetos mais colaborativos e reduz o turnover nas organizações.
4 Inserção na cadeia de fornecedores de grandes empresas
Empresas que já desenvolvem projetos sustentáveis precisam obter seus recursos de fornecedores também sustentáveis. Muitas delas fazem até mesmo auditorias na cadeia de fornecedores para garantir que eles não estão fornecendo recursos que geram impactos sociais e ambientais negativos, o que as impediria de mostrar resultados sustentáveis.
5 Acesso a capital com menores taxas
Estudos sugerem que empresas que focam nos aspectos ESG – Environmental, Social and Governance – correm menos risco de desaparecer em crises e têm maior lucratividade. Elas conseguem demonstrar resultados rastreáveis e confiáveis a partir do gerenciamento sustentável de projetos. Consequentemente, elas obtêm retornos mais elevados de suas ações, vindos da migração que grandes fortunas, fundos de pensão, bancos etc. estão fazendo para investimentos sustentáveis.
6 Menor exposição a riscos regulatórios e de concorrência
O gerenciamento sustentável de projetos dá suporte para que as organizações se adiantem às potenciais mudanças de legislação que regulam o mercado global e nacional. Assim como também permite estar na frente de concorrentes na corrida por produtos e serviços sustentáveis
Quer saber mais? Converse conosco!
Autora: Christina Barbosa